Tweets que melhor refletem as fanfic

Como falar de Wattpad sem referir as mil e uma fanfics que este contém? São para todos os gostos e vão das mais simples, como as one shot, que se limitam a um capítulo que é, na maior parte das vezes, curto; até aos longos e adorados romances que podem ultrapassar os cem capítulos.
Claro que, devido à sua enorme popularidade entre os jovens, acabam por aparecer fics peculiares, algumas que nos fazem querer gritar "isto é a sério?" ao ler a descrição, e outras que nos marcam para sempre, de tão bem que a história foi desenvolvida.

Os tweets que aqui colocarei são de uma página no Twitter do utilizador @todafanfic, e garanto que ao os lerem poderão dar umas boas gargalhadas com o realismo daquilo que dizem.
Começaremos pelo primeiro, algo estranho para alguém que não esteja habituado a este género, porém totalmente normal para quem está:

"só leia se for maior de 18 anos" a autora tem 11
— toda fanfic (@todafanfic) 19 outubro 2014

E algo que muito provavelmente vai acontecer, independentemente da personagem ser a Megan Fox ou a Barbara Palvin:


Já para não falar dos enigmáticos sentimentos da personagem principal:


Porque a humildade é um valor sempre presente: 


Quem disse que o português não é uma linguagem universal?



Coerência é tudo:

Nunca digam não ao amor:


Afinal, com um pouco de imaginação tudo é possível:

"nossas roupas voaram para qualquer canto do quarto"

— toda fanfic (@todafanfic) 5 novembro 2014

Haveria outro motivo para o autor descrever esse momento trivial?

Para terminar, por mais que odiemos o final e lhe roguemos todas as pragas possíveis, esta poderá bem ser a nossa reação:

*todo leitor após ler o último capítulo de uma fic que não terá continuação*
— toda fanfic (@todafanfic) 3 novembro 2014

O que aprendi em 2 anos de Wattpad


Olá de novo!

A ideia para este tema surgiu-me quando abri o meu perfil e notei que faziam dois anos que tinha criado a minha conta. "A sério?", pensei. "Mas passou tão rápido."

A verdade é que, mesmo só tendo começado a publicar há um ano, sinto que poucas coisas mudaram no Wattpad. A quantidade de leitores à procura de histórias em português talvez tenha aumentado, porém nada de extremo. De uma forma geral, foram dois anos de mudanças lentas e pouco evidentes.

No entanto, se há algo que mudou, foi aquilo que eu sabia. Isso sim, teve um crescimento enorme graças à comunidade em si. No Wattpad aprendi que a quantidade de pessoas em busca do sonho de publicar um livro é enorme, assim como os talentos que ainda não foram reconhecidos. Honestamente, já li livros tão bons na plataforma que podia jurar serem de autores renomados.
Além do mais, conheci vários escritores parecidos comigo, tanto na forma de escrever como na personalidade.
Se não tivesse criado uma conta e começado a publicar, nunca iria descobrir que tantas pessoas partilham a mesma opinião que eu, principalmente ao ler os comentários do Para escritores no Wattpad. É, realmente, transformador.

Vendo os erros dos outros, também aprendi a não comete-los. E falo aqui tanto de erros ortográficos como de enredos mal estruturados, ou até mesmo de métodos de publicação. São imensas as variáveis e as formas de fazer a mesma coisa. E isso torna-se evidente quando determinadas obras funcionam melhor que outras.
Por exemplo, falemos de fanfics (agora que penso nisso, acho que na altura que criei a conta existiam muitas mais, e os livros com mais leituras eram sempre relacionados com uma banda ou uma pessoa famosa). Independentemente da qualidade da escrita, se dois livros forem iniciados ao mesmo tempo, a fanfic terá mais leituras a curto prazo. A não ser, claro, que algum dos autores das duas contas já tenha alguns fãs.


Para além disto, também aprendi imensas coisas novas com os livros que li. Conheci novas personagens, novas culturas, viajei para outros países. A leitura tem, realmente, o poder de nos fazer isto. Por isso recomendo uma boa dose de boas histórias a todos. Já que, quer seja no Wattpad ou não, um livro é uma oferenda de valor incalculável, pois aquilo que podemos tirar dele é de tal forma infinito que não pode ser medido.

Primeiro post

Olá a todos!
Decidi criar um blogue após escrever um capítulo no Para escritores do Wattpad dedicado às redes sociais e pensar: "E se arriscasse algo novo? Algo que me permitisse levar este gosto pela escrita a outros lugares?", e foi aí que a ideia do blogue surgiu.

Para além de comentários relacionados ao processo de criação, terá apresentações de livros, quer físicos quer digitais, entrevistas a outros escritores, novidades relacionadas com o Wattpad, entre outros temas.

 Espero assim conseguir chegar a um público mais diverso e continuar a ajudar o maior número possível de amantes da escrita a levarem as suas obras avante.

Mantenham-se ligados, e até à próxima postagem!

Posts populares

Seguidores