Como melhorar a ortografia

13:29

Este post foi retirado do meu livro de dicas para jovens autores, Para escritores no Wattpad, e está disponibilizado na íntegra nessa mesma plataforma.

Sei que já aqui falei anteriormente deste aspeto, mas é importante demais para não voltar a referi-lo.

Uma escrita correta não se centra só nas palavras escritas corretamente, mas também no uso de pontuação, hiféns, pronomes quando necessários... Enfim, tudo o que envolva a coesão e coerência necessária a dar ao texto. Contudo, vejo também muitos autores no Wattpad porem um pouco este assunto de parte.

Vírgulas

Ponderei inicialmente meter um conjunto de frases incorretas devido ao mau uso da vírgula e a sua correção, mas achei melhor não por um motivo muito simples: o uso das vírgulas depende muito do autor e da entoação que este quer dar à escrita. Para quem já leu vários livros de géneros literários variados ou de autores conhecidos, notou certamente que o tipo de escrita varia muito de pessoa para pessoa. 
Antes de tudo mais, um livro é uma história contada a quem a está a ler e, tal como estas, os ritmos da voz ou as expressões mais enfatizadas variam; daí o uso da vírgula ser tão controverso entre os gramáticos, sendo que o que somos ensinados na escola é apenas a utilização mais geral a que lhes é dada. Por isso, desde que não se afastem demasiado do tipo de uso mais comum, são livres de a utilizarem ao vosso gosto.

Pontos finais

O ponto final serve para marcar o final de uma frase, sendo também a pausa máxima de voz quando se lê o texto oralmente. O que vejo muitas vezes é ser utilizada uma vírgula em vez do ponto, acabando o texto por ganhar um ritmo estranho, já que duas frases declarativas ou imperativas devem sempre ser separadas por um ponto final.

Travessão ou aspas em diálogos

A sua mais comum utilização é para os diálogos, mas também têm outras funções, como a de separar expressões ou frases explicativas, ou destacar algum elemento no interior da frase. 
Vejo muitas vezes também o travessão (—) ser confundido com o hífen (-), que serve para unir palavras como pequeno-almoço, ou entre pronomes oblíquos (por exemplo, tornou-se). 
Para fazer o travessão (—) toco na tecla alt enquanto aperto 0151 naquele tecladozinho do lado direito com os números. Há alguns computadores que não o têm, com o meu antigo, e para isso a única alternativa que tinha era ir copiando e colando à medida que o utilizava.
O uso de aspas ou travessão já depende do que o autor preferir, tendo em conta que não há nenhuma obrigação linguística em usar um ou outro. Em geral, os autores anglófonos preferem as aspas e os lusófonos o travessão, mas é também fácil encontrar exceções para isso.

O espacejamento

Espacejamento é os espaço entre os caracteres. Achei importante citá-lo porque também o vejo muitas vezes ser mal utilizado. Quantas vezes já não vimos, principalmente na Internet, escreverem textos onde estes estão erradamente posicionados? Já vi imenso meterem espaço antes e depois da vírgula, ou antes do ponto final, do ponto de exclamação ou do ponto de interrogação. Acredito que nunca ninguém tenha visto um livro publicado ou um jornal conhecido utilizá-los dessa forma, por isso recomendo-vos a ter isso em atenção, já que esse mau uso também afasta os leitores.

A repetição exaustiva da mesma palavra

"Decidimos, por fim, ir ao Alentejo. De todas as opções que tínhamos, o Alentejo era a que nos soava mais agradável. O contato com o campo, a falta de movimentação da cidade e a fuga à rotina diária foram os principais motivos para tomarmos a escolha de ir passar férias ao Alentejo."

Encontraram o elemento-chave? Pois, acredito que sim. Este é um dos outros erros que vejo muito cometerem por aqui. Na maioria das vezes o autor nem repara que o comete; mas há várias forma de como o evitar, como revendo o texto várias vezes antes da sua publicação, ou pedido a um familiar ou amigo que o leia.
Para fazer com que tal não aconteça, podemos alterar a palavra em questão — neste caso, Alentejo — por um sinónimo ou um pronome. Tal como:

"Decidimos, por fim, ir ao Alentejo. De todas as opções que tínhamos, aquele local era o que nos soava mais agradável. O contato com o campo, a falta de movimentação da cidade e a fuga à rotina diária foram os principais motivos para tomarmos a escolha de ir passar férias."

O uso da palavra errada ou de abreviações

Se pudesse fazer uma lista das coisas que mais odeio encontrar no Wattpad, a primeira seria as abreviações. Odeio muito abreviações. Uma coisa é utilizá-las informalmente a conversar com alguém, outra é escrever um livro com elas. Portanto, por favor, não o façam.
Para além disso, também costumo ver muitas vezes confundirem palavras com outras, com o à e o , ou o mais e o mas; assim como criarem palavras novas como o assério (corretamente escreve-se a sério) ou o secalhar (escreve-se se calhar).

A distinção entre há, ah e à

Resumidamente:

O é uma forma de conjugar o verbo haver. Exemplo: "Há dias que não chove."
O ah é uma interjeição. Exemplo: "Ah, que surpresa!"
O à é uma proposição. Exemplo: "Vou às compras."


Se tiverem em conta todas estas dicas ao criarem o vosso livro, certamente serão capazes de cativar com mais facilidade quem o for ler. Espero também as tenham achado úteis e importantes.

Também poderá gostar

0 comentários

Posts populares

Seguidores