Como criar personagens marcantes
13:34Este post foi retirado do meu livro de dicas para jovens autores, Para escritores no Wattpad, e está disponibilizado na íntegra nessa mesma plataforma.
Personagens são, assim
como o enredo, a base de toda a história. Por isso devem ter uma
personalidade completa e que combine com as suas atitudes, querendo
dizer com isso que o que fazem não pode ser o oposto daquilo que são, ou
que o autor diz ser.
Tal como as pessoas reais, nenhuma deve ser totalmente "má"; ou nenhuma deve ser totalmente "boa".
O protagonista
Pode existir mais que um
quando uma história na 1º pessoa é contada sobre vários ponto de vista;
ou quando uma história na 3º pessoa se centra nas ações de um pequeno
grupo de pessoas. No geral, é o herói da história. É nele que se centram
os acontecimentos do enredo e a percepção que o leitor tem destes.
Há algumas vezes em que
pode ser o vilão da história, e o autor só se vai apercebendo disto à
medida que chega ao final do livro. Por exemplo no livro Lolita de
Vladimir Nabokov, que é contado na 1º pessoa do singular; nele, pouco a
pouco, se vai descobrindo as verdadeiras intenções do protagonista.
Para além disso, este livro tem o detalhe de ser um narrador não confiável,
que é aquele cuja credibilidade foi ou é ao longo da obra seriamente
comprometida, e que por vezes acontece por uma certa instabilidade
psicológica, falta de conhecimento, ou até mesmo uma tentativa
deliberada de enganar o leitor.
Tal como já tinha
referido, o protagonista não só deve ter qualidades boas, como a
simpatia, a coragem, a generosidade, a sinceridade, a modéstia... mas
também qualidades não tão agradáveis, como ser receoso, tímido, pouco
paciente ou pouco organizado, mal-humorado... A junção destas formas de
ser permitem chegar a uma personagem o mais realista possível, dando
mais credibilidade ao conto e permitindo que o leitor se identifique nas
ações que este toma.
O antagonista
Geralmente o antagonista é aquele que vai contra os objetivos do protagonista, podendo ser muitas vezes considerado o "vilão".
Pessoalmente, considero
que o antagonista não tem necessariamente que ser uma pessoa, podendo
ser também um valor abstrato, como a luxúria, o orgulho, a avareza,
entre outros. Desta forma, podemos considerar o antagonista como algo
que a personagem ou personagens principais tentam lutar ao longo da
obra, podendo, ou não, conseguir vencê-lo.
A coerência entre as ações e a forma de ser
Como já tinha dito
antes, muitas vezes vejo algumas personagens em que a forma de serem em
nada condiz com as atitudes que tomam. O mais comum exemplo disto no
Wattpad, principalmente em fics, é aquele rapaz que já teve um
caso com metade das moças da escola, mas que, mesmo assim, se acaba por
apaixonar perdidamente pela personagem principal que tem ou teve uma crush por ele e, por influência dos deuses do impossível, se torna o namorado mais atencioso, simpático e romântico de sempre. Plot twist:
Isto não acontece na vida real. Rapazes assim dificilmente mudam e,
caso todos os planetas se cruzem com todos os astros existentes, para
mudarem precisam de sofrer uma evolução que acontece por etapas.
A evolução de uma personagem
A palavra-chave para um bom livro: evolução.
Pode acontecer nas personagens principais, nas personagens secundárias,
nas personagens-tipo (para quem não está familiarizado, são aquelas
personagens que só surgem na obra para representar um grupo ou classe
social, que podem ou não influenciar o enredo e que existem para
descrever a sociedade em que a história está inserida), nos figurantes,
ou até mesmo na cidade ou no país.
Evolução acontece quando
uma ideia, um costume, um sistema ou indivíduo cresce, se desenvolve ou
aperfeiçoa (obrigada, dicionário!). Para tal acontecer, a mudança deve
ser progressiva e não imediata, como teimam em fazer.
Acontecimentos marcantes
são o que fazem isto acontecer. São estes os capazes de mudar uma
personalidade por completo e surgem na obra muitas vezes
inesperadamente, tendo mesmo assim a capacidade de alterar tudo.
O passado
O passado é basicamente a
história de uma personagem antes do livro ou antes do desenvolvimento
começar. O leitor pode ou não conhece-lo nos primeiros capítulos, mas
até ao final deverá sabe-lo, pois é este que permite compreender certas
atitudes que esta toma, identificando-se assim mais facilmente com ela.
O físico
O físico de uma
personagem é a sua aparência. Muitas vezes vejo darem mais atenção a
esta do que à parte psicológica, que é muito mais importante, pois não é
o facto da protagonista ter o cabelo loiro, liso, comprido e sedoso que
será mais fácil compreender o motivo das suas ações. No entanto,
também não deve ser esquecida, pois ajuda ao sentido estético do livro e
também tem alguma influência na sua forma de ser. Já que uma personagem
fisicamente atraente será muito provavelmente mais confiante em si
mesma.
Resumidamente,
lembrem-se de ter em atenção a globalidade das características das
vossas personagens, desde os pequenos detalhes de personalidade que
podem passar inicialmente despercebidos, até aos atributos mais
evidentes.
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