Como criar personagens marcantes

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Este post foi retirado do meu livro de dicas para jovens autores, Para escritores no Wattpad, e está disponibilizado na íntegra nessa mesma plataforma.

Personagens são, assim como o enredo, a base de toda a história. Por isso devem ter uma personalidade completa e que combine com as suas atitudes, querendo dizer com isso que o que fazem não pode ser o oposto daquilo que são, ou que o autor diz ser. 

Tal como as pessoas reais, nenhuma deve ser totalmente "má"; ou nenhuma deve ser totalmente "boa".

O protagonista

Pode existir mais que um quando uma história na 1º pessoa é contada sobre vários ponto de vista; ou quando uma história na 3º pessoa se centra nas ações de um pequeno grupo de pessoas. No geral, é o herói da história. É nele que se centram os acontecimentos do enredo e a percepção que o leitor tem destes.

Há algumas vezes em que pode ser o vilão da história, e o autor só se vai apercebendo disto à medida que chega ao final do livro. Por exemplo no livro Lolita de Vladimir Nabokov, que é contado na 1º pessoa do singular; nele, pouco a pouco, se vai descobrindo as verdadeiras intenções do protagonista. Para além disso, este livro tem o detalhe de ser um narrador não confiável, que é aquele cuja credibilidade foi ou é ao longo da obra seriamente comprometida, e que por vezes acontece por uma certa instabilidade psicológica, falta de conhecimento, ou até mesmo uma tentativa deliberada de enganar o leitor.

Tal como já tinha referido, o protagonista não só deve ter qualidades boas, como a simpatia, a coragem, a generosidade, a sinceridade, a modéstia... mas também qualidades não tão agradáveis, como ser receoso, tímido, pouco paciente ou pouco organizado, mal-humorado... A junção destas formas de ser permitem chegar a uma personagem o mais realista possível, dando mais credibilidade ao conto e permitindo que o leitor se identifique nas ações que este toma.

O antagonista

Geralmente o antagonista é aquele que vai contra os objetivos do protagonista, podendo ser muitas vezes considerado o "vilão". 
Pessoalmente, considero que o antagonista não tem necessariamente que ser uma pessoa, podendo ser também um valor abstrato, como a luxúria, o orgulho, a avareza, entre outros. Desta forma, podemos considerar o antagonista como algo que a personagem ou personagens principais tentam lutar ao longo da obra, podendo, ou não, conseguir vencê-lo. 

A coerência entre as ações e a forma de ser

Como já tinha dito antes, muitas vezes vejo algumas personagens em que a forma de serem em nada condiz com as atitudes que tomam. O mais comum exemplo disto no Wattpad, principalmente em fics, é aquele rapaz que já teve um caso com metade das moças da escola, mas que, mesmo assim, se acaba por apaixonar perdidamente pela personagem principal que tem ou teve uma crush por ele e, por influência dos deuses do impossível, se torna o namorado mais atencioso, simpático e romântico de sempre. Plot twist: Isto não acontece na vida real. Rapazes assim dificilmente mudam e, caso todos os planetas se cruzem com todos os astros existentes, para mudarem precisam de sofrer uma evolução que acontece por etapas.

A evolução de uma personagem

A palavra-chave para um bom livro: evolução. Pode acontecer nas personagens principais, nas personagens secundárias, nas personagens-tipo (para quem não está familiarizado, são aquelas personagens que só surgem na obra para representar um grupo ou classe social, que podem ou não influenciar o enredo e que existem para descrever a sociedade em que a história está inserida), nos figurantes, ou até mesmo na cidade ou no país.

Evolução acontece quando uma ideia, um costume, um sistema ou indivíduo cresce, se desenvolve ou aperfeiçoa (obrigada, dicionário!). Para tal acontecer, a mudança deve ser progressiva e não imediata, como teimam em fazer.
Acontecimentos marcantes são o que fazem isto acontecer. São estes os capazes de mudar uma personalidade por completo e surgem na obra muitas vezes inesperadamente, tendo mesmo assim a capacidade de alterar tudo.

O passado

O passado é basicamente a história de uma personagem antes do livro ou antes do desenvolvimento começar. O leitor pode ou não conhece-lo nos primeiros capítulos, mas até ao final deverá sabe-lo, pois é este que permite compreender certas atitudes que esta toma, identificando-se assim mais facilmente com ela.

O físico

O físico de uma personagem é a sua aparência. Muitas vezes vejo darem mais atenção a esta do que à parte psicológica, que é muito mais importante, pois não é o facto da protagonista ter o cabelo loiro, liso, comprido e sedoso que será mais fácil compreender o motivo das suas ações. No entanto, também não deve ser esquecida, pois ajuda ao sentido estético do livro e também tem alguma influência na sua forma de ser. Já que uma personagem fisicamente atraente será muito provavelmente mais confiante em si mesma.



Resumidamente, lembrem-se de ter em atenção a globalidade das características das vossas personagens, desde os pequenos detalhes de personalidade que podem passar inicialmente despercebidos, até aos atributos mais evidentes.

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