Como utilizar as redes sociais para divulgação

20:07

Este post foi retirado do meu livro de dicas para jovens autores, Para escritores no Wattpad, e está disponibilizado na íntegra nessa mesma plataforma.

Se tivermos o objetivo de divulgar o nosso livro ou de manter contacto com os nossos leitores, as redes sociais podem ser a nossa melhor arma. Através delas, podemos também chegar a diferentes públicos, que poderão resultar em novos leitores.

Há imensos usos para uma página do Facebook, ou um grupo no Whatsapp, que costumam ser as opções mais usadas. Para além da questão de chegar a públicos diferentes, permitem ainda ter um contato mais íntimo com os leitores, podendo partilhar com eles novidades, pedir opiniões, mostrar o capítulo antes de o publicar no Wattpad. E assim, para além do escritor, também os leitores ganham com isso.

No Facebook, no Twitter ou no Instagram, três redes sociais muito utilizadas nos dias de hoje, pode ser criada uma página/conta do livro ou do próprio autor. Já no Whatsapp ou no grupo do Facebook, o objetivo é mais de haver um diálogo entre os leitores e o autor das obras que estes seguem.

Quem sabe se um leitor não terá uma ideia para a história melhor do que as até aqui pensadas? Para além disso, poderá dar a sua opinião quanto à capa ou à descrição, e ainda confidenciar quando sente que algo ficou mal explicado ou que não se percebe bem.

No entanto, convém esperar por ter uma boa base de leituras para poder avançar com o projeto. Pois há sempre o risco de ninguém querer aderir ao nosso grupo ou colocar gosto na nossa página. Se for este o caso, não desistam de continuar a escrever até atingirem o vosso objetivo de leituras. Como já tinha dito, apenas com o esforço e a dedicação se conquistam leitores. 


Para terminar, lembrem-se sempre do poder das redes sociais na sociedade atual e das possibilidades que têm de jogar com elas, principalmente quando o assunto é a divulgação de um livro. No entanto, para poder tirar o melhor proveito destas é necessário haver um bom produto inicial, o qual pode exigir algum esforço e, sobretudo, muita, mas mesmo muita, paciência.

Também poderá gostar

0 comentários

Posts populares

Seguidores