O que aprendi em 2 anos de Wattpad
22:11
A ideia para este tema surgiu-me quando abri o meu perfil e notei que faziam dois anos que tinha criado a minha conta. "A sério?", pensei. "Mas passou tão rápido."
A verdade é que, mesmo só tendo começado a publicar há um ano, sinto que poucas coisas mudaram no Wattpad. A quantidade de leitores à procura de histórias em português talvez tenha aumentado, porém nada de extremo. De uma forma geral, foram dois anos de mudanças lentas e pouco evidentes.
No entanto, se há algo que mudou, foi aquilo que eu sabia. Isso sim, teve um crescimento enorme graças à comunidade em si. No Wattpad aprendi que a quantidade de pessoas em busca do sonho de publicar um livro é enorme, assim como os talentos que ainda não foram reconhecidos. Honestamente, já li livros tão bons na plataforma que podia jurar serem de autores renomados.
Além do mais, conheci vários escritores parecidos comigo, tanto na forma de escrever como na personalidade.
Se não tivesse criado uma conta e começado a publicar, nunca iria descobrir que tantas pessoas partilham a mesma opinião que eu, principalmente ao ler os comentários do Para escritores no Wattpad. É, realmente, transformador.
Vendo os erros dos outros, também aprendi a não comete-los. E falo aqui tanto de erros ortográficos como de enredos mal estruturados, ou até mesmo de métodos de publicação. São imensas as variáveis e as formas de fazer a mesma coisa. E isso torna-se evidente quando determinadas obras funcionam melhor que outras.
Por exemplo, falemos de fanfics (agora que penso nisso, acho que na altura que criei a conta existiam muitas mais, e os livros com mais leituras eram sempre relacionados com uma banda ou uma pessoa famosa). Independentemente da qualidade da escrita, se dois livros forem iniciados ao mesmo tempo, a fanfic terá mais leituras a curto prazo. A não ser, claro, que algum dos autores das duas contas já tenha alguns fãs.
Para além disto, também aprendi imensas coisas novas com os livros que li. Conheci novas personagens, novas culturas, viajei para outros países. A leitura tem, realmente, o poder de nos fazer isto. Por isso recomendo uma boa dose de boas histórias a todos. Já que, quer seja no Wattpad ou não, um livro é uma oferenda de valor incalculável, pois aquilo que podemos tirar dele é de tal forma infinito que não pode ser medido.
2 comentários
Eu estou no Wattpad a quase um ano, tenho sete obras lá, algumas terminadas, outras a caminho. E posso dizer que é uma plataforma realmente incrível, e que realmente traz imenso aprendizado a todos que estão envolvidos.
ResponderEliminarAs Fanfics publicadas por lá tem em sua grande maioria qualidade um tanto duvidosa, não por não serem originais, mas porque quase sempre há pouco cuidado com a qualidade ortográfica, e até mesmo de enredo. Muitas delas são variações idênticas da mesma história. Entretanto devo dizer que há algumas que são de excelente qualidade.
As histórias originais em Português, quer seja originarias do Brasil, ou de Portugal, também tem muitas falhas, em algumas, em grande parte porque as pessoas tem a manina de gostar de escrever clichês, o que faz as histórias ficarem muito similares.
O Wattpad é um universo de ilimitadas possibilidades, que por hora ainda tem exploração limitada, mas que tem tudo para expandir sua participação literária.
Em grande parte concordo contigo
O que você disse é muito verdade. De qualquer forma, são essas boas fanfics que trazem alguma boa imagem ao tipo de livro.
EliminarSe bem investido, o Wattpad poderia superar até a Amazon em termos de vendas de originais em ebook.
Obrigada pela mensagem! :)