A divulgação da nossa obra (Wattpad)
14:33
Este post foi retirado do meu livro de dicas para jovens autores, Para escritores no Wattpad, e está disponibilizado na íntegra nessa mesma plataforma.
Não consigo falar de
divulgação sem me lembrar daqueles inoportunos comentários nas obras de
outros escritores a pedir que leiam o livro que a pessoa que está a
comentar escreveu. Sempre achei isso falta de educação, já que zona dos
comentários deve ser destinada aos leitores (sim, os que realmente estão
a ler/leram aquele capítulo) darem a sua opinião ou comentarem algo.
Não para pedir que visitem o livro de outra conta, que muitas das vezes
nem leu uma única frase da obra onde está a deixar o comentário, por
mais simpático que o pedido seja.
Para além disso, a
divulgação deve ser feita quando já se tem uma boa parte do livro
escrita e publicada, pois o que vejo também acontecer muitas das vezes é
que acabam por abandonar o que estavam a criar por não terem
conquistado leitores suficientes. Há dois erros nesta situação:
— Primeiro, devem ter
consideração por quem está a ler a obra, mesmo que seja pouca gente,
pois estas pessoas merecem saber o que acontece dentro da história e
como termina;
— E segundo, é muito
egoísmo acharem que não têm leitores suficientes por se compararem com
contas mais conhecidas aqui no Wattpad. Se não têm muita gente que
conheça o vosso trabalho, não é de estranhar que tenham poucas leituras.
Mas para ganharem "fãs" também precisam de começar por algum lado. Não é
apenas copiar o link das vossas publicações, comentá-lo em
muitos livros de outras pessoas e estalar os dedos. Os leitores
conquistam-se com esforço e tempo. E de nada servirá investir muito em
divulgação quando não se tem uma base sólida de textos.
Além do mais, ainda
existem outras formas de divulgação que podem ser muito mais eficazes.
Uma delas é a de procurar por páginas nas redes sociais ou até mesmo
livros no Wattpad especializados em divulgar obras a pedido.
No entanto, lembrem-se
de que uma capa e uma descrição atrativas são muito importantes para
captar leitores. Pois estes dificilmente acreditarão que um livro é bom
se estes dois aspetos não forem nada de mais.
0 comentários