O que é o perfeccionismo e como o evitar

17:20

Este post foi retirado do meu livro de dicas para jovens autores, Para escritores no Wattpad, e está disponibilizado na íntegra nessa mesma plataforma.


No mundo da escrita, ser perfeccionista significa querer que a história que se está a escrever seja feita da melhor forma possível, sem o mínimo erro gramatical ou falha no enredo.

O problema está no facto de isto não ser possível. Nem mesmo as melhores obras chegam ao ponto de serem consideradas "perfeitas". A perfeição está na cabeça de quem a procura, portanto não é igual para todos. O que um leitor pode achar fantástico e com um ótimo potencial, um editor pode achar uma bagunça e sem nenhuma atratividade. Logo não devemos procurar escrever de uma forma perfeita, mas sim escrever de uma forma que nos agrade e que nos faça acreditar que vale a pena continuar a investir o nosso tempo.

Para além disso, ser perfeccionista pode afetar o nosso trabalho, pois, quando é em exagero, pode fazer com que achemos que não estamos a escrever nada de jeito e levar-nos a desistir.

No entanto, também tem benefícios quando usado em moderação, já que, por exemplo, pode servir de incentivo para as nossas revisões ou para melhorarmos a nossa escrita futura.

Resumidamente, procurem ser muito bons no que fazem, contudo lembrem-se sempre de que não se atinge a perfeição procurando-a. Por isso, em vez de gastarem tempo a mais a aperfeiçoar o que já fizeram, vezes e vezes sem conta, dediquem-se a criar coisas novas. E assim, com o tempo, começarão a melhorar as vossas capacidades de escrita e gramática, o que é muito mais importante.

Também poderá gostar

0 comentários

Posts populares

Seguidores