O público-alvo do nosso livro
19:34
Este post foi retirado do meu livro de dicas para jovens autores, Para escritores no Wattpad, e está disponibilizado na íntegra nessa mesma plataforma.
Dos variadíssimos motivos que existem para que a divulgação de um livro não seja tão eficaz, o fato deste elemento não ser levado em atenção é uma das mais importantes.
Dos variadíssimos motivos que existem para que a divulgação de um livro não seja tão eficaz, o fato deste elemento não ser levado em atenção é uma das mais importantes.
Neste sentido, o
público-alvo é o tipo de leitores para quem estamos a escrever e
envolve, por exemplo, a idade, a instrução, o país de origem, entre
outros aspetos.
Para poder explicar com
mais facilidade a importância de este estar definido, irei começar por
falar do mais fácil de perceber: a idade do leitor.
Como é natural, temas
mais fortes e pesados não são desejados por leitores mais sensíveis,
portanto qualquer que seja a divulgação que lhes chegue será muito menos
eficiente. E o mesmo ocorre para dramas de adolescência ou passados no
Ensino Médio, que pouco interessam a leitores adultos.
Da mesma forma, romances
cheios de gírias e expressões idiomáticas de Portugal serão pouco
cativantes para um leitor do Brasil, e o mesmo ocorre no sentido
contrário.
A escolha de um
público-alvo para o nosso livro é fundamental para o sucesso da obra,
pois fará com que a probabilidade da nossa divulgação resultar aumente,
já que saberemos com muito mais facilidade distinguir entre quem
deveremos divulgar e quem não estará interessado.
Uma forma de saber os
gostos dos leitores é procurar nas suas lista de leitura o tipo de
livros que lêem. Assim, temos uma visão rápida do tipo de leitor e
ficamos a saber se fazem parte, ou não, do mesmo público que a nossa
obra.
Para começar todo o processo, a primeira coisa a fazer é olhar para o nosso livro e fazer o seguinte estilo de perguntas:
— Qual a faixa etária que mais estará interessada neste tipo de enredo?
— A minha escrita é facilmente compreendida por alguém fora do meu país?
Feitas de forma a poder responder à questão essencial:
— Quem é o meu público-alvo e como poderei chegar a ele?
E assim, com uma boa
reflexão crítica sobre o nosso trabalho e sobre os assuntos que ele
retrata, poderemos tornar a produtividade da nossa divulgação
imensamente mais eficaz.
0 comentários