O público-alvo do nosso livro

19:34

Este post foi retirado do meu livro de dicas para jovens autores, Para escritores no Wattpad, e está disponibilizado na íntegra nessa mesma plataforma.


Dos variadíssimos motivos que existem para que a divulgação de um livro não seja tão eficaz, o fato deste elemento não ser levado em atenção é uma das mais importantes.
Neste sentido, o público-alvo é o tipo de leitores para quem estamos a escrever e envolve, por exemplo, a idade, a instrução, o país de origem,  entre outros aspetos.

Para poder explicar com mais facilidade a importância de este estar definido, irei começar por falar do mais fácil de perceber: a idade do leitor.
 
Como é natural, temas mais fortes e pesados não são desejados por leitores mais sensíveis, portanto qualquer que seja a divulgação que lhes chegue será muito menos eficiente. E o mesmo ocorre para dramas de adolescência ou passados no Ensino Médio, que pouco interessam a leitores adultos.

Da mesma forma, romances cheios de gírias e expressões idiomáticas de Portugal serão pouco cativantes para um leitor do Brasil, e o mesmo ocorre no sentido contrário. 

A escolha de um público-alvo para o nosso livro é fundamental para o sucesso da obra, pois fará com que a probabilidade da nossa divulgação resultar aumente, já que saberemos com muito mais facilidade distinguir entre quem deveremos divulgar e quem não estará interessado.

Uma forma de saber os gostos dos leitores é procurar nas suas lista de leitura o tipo de livros que lêem. Assim, temos uma visão rápida do tipo de leitor e ficamos a saber se fazem parte, ou não, do mesmo público que a nossa obra.

Para começar todo o processo, a primeira coisa a fazer é olhar para o nosso livro e fazer o seguinte estilo de perguntas:

— Qual a faixa etária que mais estará interessada neste tipo de enredo?
— A minha escrita é facilmente compreendida por alguém fora do meu país?
Feitas de forma a poder responder à questão essencial:
— Quem é o meu público-alvo e como poderei chegar a ele?
 
E assim, com uma boa reflexão crítica sobre o nosso trabalho e sobre os assuntos que ele retrata, poderemos tornar a produtividade da nossa divulgação imensamente mais eficaz.

Também poderá gostar

0 comentários

Posts populares

Seguidores