Como brilhar na escolha do título
13:57
Este post foi retirado do meu livro de dicas para jovens autores, Para escritores no Wattpad, e está disponibilizado na íntegra nessa mesma plataforma.
Ter um título atrativo é
fundamental para o sucesso de um livro. Para além disso, é juntamente
com a capa a primeira impressão que o leitor tem da obra. Portanto, é um
fator a ter atenção redobrada.
Certas características a evitar:
Títulos em inglês
Bom, acho que não é
muito difícil explicar o porquê. Se o livro está escrito em português,
torna-se um pouco difícil compreender o motivo deste estar noutra
língua. Não digo que não haja exceções onde este se justifique, mas na
maioria das vezes não é o caso. Para além disso, há um monte de fics por aqui que usam e abusam deste pormenor.
Títulos vagos
São aqueles títulos que
poderiam ser utilizados em qualquer livro. No geral, pouco ou nada dizem
sobre a obra e não atraem minimamente o leitor.
O título deve ter uma
história por trás, quer seja ou não do conhecimento de quem estiver a
ler. Existem vários livros que só se sabe o motivo do nome destes
lendo-os, podendo estar as razões no início, no meio ou até mesmo no
final das últimas páginas.
Pessoalmente, estes foram os que mais me prenderam a atenção mesmo antes de os ler:
— A Culpa É das Estrelas, por John Green;
— Gabriela, Cravo e Canela, por Jorge Amado (ainda estou no início da leitura);
— O Oito, por Katherine Neville;
— A Vida Secretas das Princesas Árabes, por Jean Sasson.
No primeiro não tenho a
certeza se a história do título aparece no livro, mas para quem estiver
interessado no motivo fui pesquisar e encontrei esta explicação:
"O título é inspirado numa famosa cena da peça de Shakespeare chamada Júlio César, em que o nobre Cassius diz a Brutus: A culpa, caro Brutus, não é das nossas estrelas, mas de nós mesmos, que somos subordinados."
Nos restantes o motivo torna-se evidente nas primeiras páginas, com exceção do O Oito, que só depois de muito enredo se compreende.
Extra: Subtítulo
Muitos livros também têm
subtítulos, que acrescentam mais alguma informação ao leitor. Podem
estar por baixo ou por cima do título, e o seu uso é opcional.
Um exemplo destes é no livro Divergente, que no topo da capa diz "Uma escolha pode te transformar".
0 comentários