A publicação física
17:16
Este post foi retirado do meu livro de dicas para jovens autores, Para escritores no Wattpad, e está disponibilizado na íntegra nessa mesma plataforma.
Muitas das vezes o
objetivo de um escritor que publique no Wattpad não é apenas o de fazer
sucesso e receber opiniões sobre o seu livro, mas também o de chegar aos
ouvidos de um editor interessado em publicar a obra fisicamente.
Por publicação física
entende-se a impressão do livro de modo a poder ser vendido em mão, como
em lojas e feiras. No entanto, esta traz tanto vantagens como
desvantagens quando comparada com a venda em ebook.
Por exemplo, a
publicação física não atrai necessariamente mais leitores, pois tudo
isso depende do tipo de obra e da altura em que é publicada, assim como o
público que pretende atrair.
Já a publicação em ebook
não obriga o escritor a arranjar uma editora nem a ter que se preocupar
com a tiragem do livro, dando-lhe por isso uma maior independência.
Há quem prefira um, e há quem prefira o outro, porém é comum os ebooks
com mais sucesso serem encontrados por editoras interessadas em
publicá-los, o que faz com que a publicação física seja o propósito
final, para além de que deve dar um gosto enorme ter um livro nas mãos
que sabemos que fomos nós que o escrevermos e poder ainda partilhar essa
sensação com amigos e familiares.
O primeiro exemplo que me lembro é a After, em que a autora publicou o livro pela primeira vez no Wattpad como uma fanfic,
e mais tarde, após toda a fama, conseguiu contrato com uma editora e
publicou-o com algumas alterações de modo a que deixasse de ser
relacionada com os One Direction.
Para quem estiver
dedicado a publicar fisicamente o seu livro através de uma editora,
lembre-se de que terá primeiro que encontrar uma que esteja disposta a
apostar na obra.
Para isto basta
encontrar algumas editoras nacionais que se dediquem ao tipo de obra em
questão, informar-se se recebem exemplares de novos autores que possam
vir a ser publicados e, se sim, enviar as propostas por e-mail ou por
correio.
No entanto não esperem
logo uma resposta positiva, pois as editores recebem milhares de
propostas por semana e a enormíssima maioria é rejeitada.
Os motivos são dos mais
variados, porém a rejeição não implica que o livro não esteja bom o
suficiente, mas sim que não é o que procuram no momento.
Nunca desistam de tentar
e lembrem-se de que até as obras mais conhecidas nos dias de hoje
passaram por isso. O segredo está na persistência e na dedicação que são
capazes de dar ao vosso trabalho.
0 comentários