A publicação física

17:16

Este post foi retirado do meu livro de dicas para jovens autores, Para escritores no Wattpad, e está disponibilizado na íntegra nessa mesma plataforma.

Muitas das vezes o objetivo de um escritor que publique no Wattpad não é apenas o de fazer sucesso e receber opiniões sobre o seu livro, mas também o de chegar aos ouvidos de um editor interessado em publicar a obra fisicamente. 

Por publicação física entende-se a impressão do livro de modo a poder ser vendido em mão, como em lojas e feiras. No entanto, esta traz tanto vantagens como desvantagens quando comparada com a venda em ebook

Por exemplo, a publicação física não atrai necessariamente mais leitores, pois tudo isso depende do tipo de obra e da altura em que é publicada, assim como o público que pretende atrair.

Já a publicação em ebook não obriga o escritor a arranjar uma editora nem a ter que se preocupar com a tiragem do livro, dando-lhe por isso uma maior independência.

Há quem prefira um, e há quem prefira o outro, porém é comum os ebooks com mais sucesso serem encontrados por editoras interessadas em publicá-los, o que faz com que a publicação física seja o propósito final, para além de que deve dar um gosto enorme ter um livro nas mãos que sabemos que fomos nós que o escrevermos e poder ainda partilhar essa sensação com amigos e familiares.

O primeiro exemplo que me lembro é a After, em que a autora publicou o livro pela primeira vez no Wattpad como uma fanfic, e mais tarde, após toda a fama, conseguiu contrato com uma editora e publicou-o com algumas alterações de modo a que deixasse de ser relacionada com os One Direction.

Para quem estiver dedicado a publicar fisicamente o seu livro através de uma editora, lembre-se de que terá primeiro que encontrar uma que esteja disposta a apostar na obra.

Para isto basta encontrar algumas editoras nacionais que se dediquem ao tipo de obra em questão, informar-se se recebem exemplares de novos autores que possam vir a ser publicados e, se sim, enviar as propostas por e-mail ou por correio.

No entanto não esperem logo uma resposta positiva, pois as editores recebem milhares de propostas por semana e a enormíssima maioria é rejeitada.

Os motivos são dos mais variados, porém a rejeição não implica que o livro não esteja bom o suficiente, mas sim que não é o que procuram no momento.

Nunca desistam de tentar e lembrem-se de que até as obras mais conhecidas nos dias de hoje passaram por isso. O segredo está na persistência e na dedicação que são capazes de dar ao vosso trabalho.

Também poderá gostar

0 comentários

Posts populares

Seguidores